As cólicas menstruais atingem todas as pessoas que menstruam, em intensidades e frequências diferentes, mas uma coisa é certa: é sempre um grande incômodo. São dores abdominais e na lombar que vêm e vão e, às vezes, nem o remédio dá conta.
Então, o que fazer? A DelRio selecionou 7 posições que você pode fazer em casa para aliviar o desconforto quando começar a perceber os sinais de cólica.
Você pode fazer os alongamentos logo pela manhã, tirar 10 minutinhos durante o almoço ou antes de dormir. Eles ajudam a relaxar o corpo, estimulam a circulação sanguínea e diminuem a pressão na região pélvica e abdominal.
Continue a leitura e tenha um período menstrual muito mais tranquilo <3
1. Posição fetal
A menstruação indica a possibilidade de criar vida e não há nada mais simbólico do que começar essa lista com a posição fetal.
Para ela, você pode se deitar de costas ou de lado em uma superfície reta. Certifique-se de estar bem acomodada e confortável. Dobre os joelhos e os traga perto do peito. Abrace as suas pernas e mantenha a posição por pelo menos 20 segundos.
2. Postura da criança (Balasana)
Essa é uma postura tradicional da Yoga, muito utilizada no início e final das sequências para alongar e relaxar todos os músculos. Ela é uma ótima posição para o período menstrual, porque, além de aliviar as tensões, aquece a região do útero.
Ajoelhe no chão ou em um tapete e sente sobre os calcanhares. Incline o corpo para frente, encostando o tronco nas coxas. Estique os braços para frente, alongando-se, e deixe que as palmas das mãos fiquem em contato com o chão.
Mantenha a postura por pelo menos 20 segundos ou até achar necessário. Sinta todo o seu corpo liberar o estresse das contrações.
4. De bruços
Essa talvez seja a posição mais usada por muita gente quando as cólicas estão intensas. Deitar de barriga para baixo causa a sensação de alívio por deixar o abdome bem aquecido.
Mas não abuse dessa posição: ela pode prejudicar a sua coluna. Faça apenas quando as cólicas estiverem localizadas no baixo ventre.
5. Torção do tronco deitada
Para essa posição, além de aliviar as dores da cólica, você também ameniza os incômodos na lombar, que surgem durante o período menstrual. Ela também é uma postura de Yoga, conhecida como Supta Matsyendrasana.
Deite de barriga para cima em uma superfície macia e reta, com as costas esticadas e bem acomodadas. Dobre apenas a perna direita na altura do peito e, então, deixe cair para a esquerda. Durante o movimento, mantenha a parte superior do tronco estável e mexa apenas a região da lombar e quadril.
Repita todo o processo com a perna esquerda e segure a posição por pelo menos 20 segundos. Torça apenas o que for confortável para você, sem se forçar demais, e você já sentirá uma deliciosa sensação de bem-estar e alívio do desconforto nas costas.
6. Postura da esfinge (Salamba Bhujangasana)
Dando início às posições mais ativas, para a postura da esfinge, você precisa deitar em uma superfície reta, de barriga para baixo e o corpo esticado. Apoie as mãos na altura do peito e erga o peito, abrindo as escápulas, mantendo o assoalho pélvico e as pernas colados ao chão.
Então, mantenha os cotovelos e antebraços esticados na superfície. Continue alongando a coluna e segure a posição por 30 segundos. Ela estimula a circulação sanguínea, melhora o funcionamento dos ovários e alivia o estresse.
7. Posição do alfaiate (Baddha Konasana)
Outra posição clássica da Yoga e meditação, ela é perfeita para o alívio da cólica, porque permite abrir e fortalecer o assoalho pélvico, liberando toda a tensão da dor da região.
Sente em um colchonete e encoste as solas dos pés. Tente os deixar mais próximos possíveis da sua pélvis. Não precisa se preocupar tanto com a flexibilidade, o importante é você sentir um pouco a tensão muscular. É uma posição que ajuda a afrouxar o cóccix e aliviar a pressão na área. Mantenha a postura por pelo menos 30 segundos.
Para qualquer posição para aliviar a cólica menstrual que você for testar, vá até onde ficar confortável para você. Afinal, a ideia é amenizar os incômodos e não causar mais, não é mesmo?
Com essas dicas, você terá um relaxamento dos músculos, aliviando as contrações uterinas e dores nas costas ou coxas, causadas pelo período menstrual.
Leia também: Presente para primeira menstruação: O que é e como dar?
O que fazer quando está com cólica e não tem remédio?
Além de testar algumas posições de alongamento, existem mais algumas formas de aliviar as cólicas menstruais sem remédio. São elas:
- Tomar banhos quentes;
- Massagens na região do abdome;
- Descanso;
- Chás anti-inflamatórios;
- Compressas mornas;
- Atividade física leve, como essas citadas ou uma caminhada.
Buscar formas alternativas de alívio das dores das cólicas proporciona um bem-estar geral para o seu corpo, não apenas durante o período menstrual, mas a qualquer momento.
Ah, também é importante optar por vestir roupas confortáveis, de tecidos leves e respiráveis, quando estiver com cólica. Como é um momento de sensibilidade do organismo, usar peças que não apertam e te proporcionam aconchego, faz toda a diferença!
Aqui no blog da DelRio, você encontra conteúdos que explicam diferentes modelos e tecidos para calcinha, que vão te garantir maior comodidade para os dias de menstruação.