O corpo feminino vem em várias formas e tamanhos e com as mamas não poderia ser diferente: existem diversos tipos de seios, que a tornam única. E descobrir qual é o seu formato é essencial para fazer melhores compras de soutiens e lingeries que valorizam as suas curvas.
Por isso, no post de hoje, a DelRio te apresenta 9 aspectos de mamas mais comuns para você conhecer e identificar o seu. São modelos com volumes, densidade e disposição distintas.
Continue a leitura!
1. Seios redondos
Os seios redondos são, como o nome sugere, arredondados e com concentração de volume igualitário entre a parte de cima e embaixo, como uma bola. Esse formato de peito dispensa soutiens muito reforçados, com aro, alta sustentação e bojo, sendo possível apostar em tops ou modelos leves em tecido maleável.
2. Seios em sino
Já os seios em sino possuem o topo mais afinado, enquanto a parte de baixo concentra o volume. Dessa forma, o colo parece reto e a base é volumosa.
Como ele adquire essa característica devido ao seu peso, é indicado investir em soutiens com boa estrutura, cobertura e sustentação, para garantir o suporte necessário para o dia a dia, além de aliviar o desconforto que as mamas grandes causam nos ombros e costas.
3. Seios leste-oeste
O formato de leste-oeste é caracterizado pelo afastamento dos seios, enquanto os mamilos apontam para direções opostas. Dessa forma, o centro do tórax fica um espaço mais vazio, o que dificulta alcançar a desejada marquinha de decote.
Para esse tipo de peito, as lingeries push-up são ótimas alternativas para aproximá-los e garantir um efeito de volume. Em compensação, os seios são ideais para modelos de roupas com decote profundo, para um visual sofisticado, já que eles concentram o volume na lateral do busto.
4. Seios assimétricos
Como o nome já diz, os seios assimétricos possuem tamanhos levemente diferentes. Esse é normal e muito comum: cerca de 40% das mulheres possuem mamas desse tipo.
Além disso, essa aparência pode vir combinada com outros formatos de seios, com diferenças mínimas de tamanho até uma numeração a menos. Se você tem essa característica, pode apostar sem medo em diversos tipos de soutien que eles ficarão bem acomodados.
5. Seios em gota
Parecidos com o formato sino, os seios em gotas são mais arredondados e com pouco preenchimento na parte superior, diferenciando-se do primeiro, que é mais fino. Soutiens com aro ou base reforçada ajudam a dar a impressão de mais volume no topo desse tipo de peito, apesar dessa aparência se acomodar bem em todo modelo de lingerie.
6. Seios atléticos
Em geral, os seios atléticos acompanham bustos largos, sendo caracterizados por terem mais músculo do que tecido mamário. Eles também costumam ser espaçados e com pouco volume superior.
Mamas com essa aparência podem abusar de tops, soutiens com aro, em formato de coração e com bojo, para garantir uma levantada extra no decote.
7. Seios separados ou espaçados
Com o centro do tórax “vazio”, os seios espaçados se desenvolvem próximos às laterais do busto. Diferentemente do formato leste-oeste, eles são volumosos e os mamilos apontam para frente.
Neste caso, uma lingerie com base estruturada e bojo podem aproximar as mamas. Também vale a pena apostar em modelos de soutien corselet.
8. Seios delgado ou pêssego
Finos e magros, os seios delgados são mais alongados do que largos. Os mamilos apontam para baixo, causando a impressão de estarem caídos.
Para esse tipo de mama, vale a pena apostar em soutiens mais estruturados e que auxiliem a criar volume na parte superior, seja como um push up ou apenas um aro. Você pode investir em tops, lingeries com meia taça , em gota ou mini-corselet.
9. Seios relaxados
Os seios relaxados possuem mais pele do que tecido mamário, fazendo com que ele fique caído. A flacidez das mamas pode se dar por alguns fatores: gravidez, alterações hormonais, idade, ganho ou perda de peso, etc.
Se você possui seios flácidos, aposte em soutiens de média a alta sustentação, meia taça e push ups.
O que determina o tipo dos seios?
O formato dos seios se dá por vários fatores, sendo que alguns deles estão fora do nosso controle. A genética tem a maior influência nisso. É ela quem determina a sua estrutura corporal, densidade e distribuição do tecido mamário, cor e posicionamento dos mamilos.
As mamas são tecidos complexos e podem ser alterados por questões hormonais, acúmulo de gordura, elasticidade das células, etc. Mudanças de peso, idade e amamentação, por exemplo, podem influenciar no aspecto dos seus seios.
E aí, conseguiu identificar o seu tipo? São tantas características que você pode, inclusive, ter seios com dois aspectos combinados. Cada mama é única e bonita!
Continue navegando no blog da DelRio e confira as nossas dicas de modelos de estilo para diferentes tipos de seios, além de descobrir qual é o soutien mais indicado para cada tipo de corpo. Por aqui, não há limitações, apenas o te oferece mais conforto e suporte.
REFERÊNCIA:
THIRD LOVE. Breast Shape Dictionary: understanding your breast shape. 2023. Disponível em: https://www.thirdlove.com/blogs/learn/breast-shape-dictionary. Acesso em: 11 mar. 2024.