O sutiã certo existe, sim! Para encontrá-lo, você precisa identificar o modelo que mais se encaixa em seu tamanho, biotipo e proporcione a sustentação ideal para os seios.
Para te ajudar nesta missão, preparamos esse guia explicando os pontos essenciais na hora de escolher o sutiã certo, assim, ficará bem mais fácil entender as especificações na hora da compra.
Continue lendo o post e entenda tudo sobre o assunto!
1. Descubra qual o tamanho certo de sutiã
Quando falamos em como escolher o sutiã certo, você vai precisar de uma fita métrica. Ela vai te ajudar a conferir as medidas do seu corpo (busto e costas) com as medidas indicadas para o modelo.
Além disso, pode acontecer da numeração variar alguns centímetros dependendo de uma marca para outra, principalmente quando usam parâmetros internacionais. Para te ajudar a medir o tamanho do seu sutiã de forma certa, confira nosso conteúdo sobre tamanhos de lingerie.
Tem como saber o tamanho pelas peças que você já tem, vendo se elas estão no tamanho certo ou não, e usá-las de base. Para isso, avalie se não tem nenhuma “gordurinha” apertada, com aquele aspecto de “pulando”, sabe? Além disso, o fecho das costas precisa ficar sempre centralizado. Assim, ao levantar os braços, o bojo não sobe e cobre completamente os seios.
Ah, e se mesmo assim ficar com dúvida, não tem problema. Em nossa loja virtual, você pode fazer uma prova online, que vai te ajudar a encontrar o tamanho certo, medindo pela sua cintura e busto!
2. Escolha o modelo ideal para seu conforto e seu corpo
Outro ponto sobre como escolher o sutiã certo é encontrando um bom modelo. Sim, engana-se quem pensa que só porque a lingerie fica por baixo da roupa ela não interfere no resultado do look.
O sutiã adequado ajudar a valorizar o busto, destaca o decote e proporciona sustentação aos seios, ajudando a manter a coluna em postura correta. Confira:
Para levantar e valorizar o busto: sutiã push-up
O sutiã push up, assim como o próprio nome já diz, serve para empurrar os seios para cima. Além disso, esse modelo também conta com um bojo especial com enchimento interno que além de levantar, também aumenta e aproxima os seios.
Com essas vantagens, é óbvio que o modelo é o queridinho das mulheres com seios pequenos e médios, pois valoriza o decote, dando uma sensação de imponência e deixando qualquer look incrível.
Quer entender mais sobre os melhores modelos de sutiã? Clique e confira o post completo!
Segurança e conforto para seios grandes: sutiã alta sustentação
As mulheres com seios grandes enfrentam dificuldades para encontrar um sutiã adequado, de modo que proporcione toda a sustentação, segurança e conforto necessários para o dia a dia. Sem falar nas dores nas costas que ocorrem constantemente.
Essa dificuldade fica ainda mais evidente em mulheres com biotipo oval, ou seja, quem tem as formas do corpo mais arredondadas e a linha da cintura mais larga que os ombros e o quadril.
Dessa forma, o maior desafio é encontrar não o modelo de sutiã ideal, mas aquele com o tamanho correto, já que nem sempre os conjuntos de lingerie atendem a mesma necessidade. Neste caso, a nossa dica é investir em sutiãs de alta sustentação, com bojo e alças largas.
Para seios pequenos e médios: sutiã triângulo
E se você estava se perguntando como escolher o sutiã certo para quem tem seios pequenos ou médios, essa é a solução. O sutiã triângulo é um coringa na gaveta de lingerie das mulheres que não precisam de muita sustentação nos seios. É indicado para quem preza pelo básico e confortável, pois não possui aro em sua base — diferente de outros modelos.
Além disso, o modelo em formato triangular proporciona cobertura total dos seios sem aumentar o busto, tornando-se a escolha ideal para mulheres com seios médios.
Em relação ao biotipo, quem tem um corpo ampulheta, ou seja, as medidas do quadril e do busto bem parecidas visualmente, o sutiã triângulo é uma opção super indicada para o dia a dia.
Encaixe perfeito em qualquer corpo e ocasião: sutiã nadador
O sutiã nadador é super versátil e prático, sendo o queridinho de boa parte das mulheres. A vantagem fica por conta da modelagem em formato de “Y” que é muito mais fácil combinar com diversos tipos de roupas, seja blusa, body ou vestido.
Além disso, o modelo nadador tem outra característica importante relacionada ao fecho: ele é frontal. Também garante boa mobilidade e sustentação para os mais diversos biotipos. Ah, é uma ótima opção para quem deseja um sutiã seguro para treinar!
Que serve para todo tipo de busto: sutiã bustiê
O sutiã bustiê, também conhecido como modelo tomara que caia, possui o grande diferencial de ter as laças removíveis. Não é a opção mais confortável, mas nos dá oportunidade de usar blusinhas, vestidos e outras roupas com os ombros a mostra, promovendo segurança aos seios.
Para mulheres com biotipos de seios mais avantajados, vale a pena investir em um sutiã bustiê com aro e elásticos laterais para promover total sustentação e fixação da peça no corpo. Agora, para quem tem seios pequenos, o aro não é tão relevante, desde que o modelo não fique caindo.
Liberdade e sustentação para qualquer biotipo: Top
Os sutiãs tops são muito conhecidos no mundo fitness, já que proporcionam cobertura e conforto para os dias de treino. Entretanto, para quem não abre mão da comodidade, há também modelos de tops rendados e sem costura que ficam lindos no dia a dia e até em ocasiões mais sensuais.
Os modelos proporcionam liberdade para qualquer tipo de corpo. A dica é ponderar o tamanho da alça conforme a necessidade de sustentação do seio (média a alta) e optar por alças largas com bojo fixo. Para seios pequenos vale apostar em versões com bojo removível e alças finas.
Opção reforçada e elegante para busto grande: sutiã cetinete
Um clássico que não ficou para vovó! O sutiã cetinete é um modelo com alças e laterais largas, geralmente cobertas por uma camada de renda ou laise.
Antigamente, era um dos modelos mais usados na versão com ou sem bojo. A vantagem do modelo que hoje carrega desenhos mais modernos é o recorte anatômico e a base larga e reforçada – ideias para mulheres com seios grandes!
Para o conforto das mamães: sutiã amamentação
Agora, como escolher o sutiã certo quando está amamentando pode parecer difícil, mas na verdade, é bem tranquilo. O sutiã amamentação tem design anatômico e funcional que deixa o mamilo respirar sem causar atrito. Além disso, conta com uma abertura frontal que permite o aleitamento sem retirar o sutiã ou danificar a estrutura.
Outra vantagem é que, por conta do acúmulo de leite, as mulheres tendem a ter dores nas costas e dificuldade em encontrar modelos que sustentem o peso dos seios. O sutiã de amamentação vem para solucionar essa situação, pois conta com alças largas, sendo perfeito para garantir conforto nesta fase da vida.
3. Busque opções de tecido macio
Como usamos sutiã o dia inteiro e, aqui na Brasil, normalmente é sempre muito quente, encontrar opções em tecido macio e respirável é a melhor dica. Assim, você evita se sentir assada e desconfortável com essa peça.
E quais são essas peças? Aquelas feitas em algodão, microfibra ou em semelhantes do algodão (como modal ou algodão sustentável). Confira sempre nas informações dos produtos para saber qual o material utilizado!
4. Compare com modelos que você já tem e gosta
Por fim, assim como mencionamos no primeiro tópico, você pode sempre usar os seus sutiãs como comparação — tanto do que deu certo quanto do que deu errado.
Então, se você tem um modelo em casa que te deixa bem desconfortável, descubra se é pelo tamanho ou pelo modelo e, assim, evite comprar um parecido. O mesmo se aplica para aqueles que você gosta, porque fica muito mais fácil acertar quando temos uma referência de algo que já gostamos.
E então, deu para aprender como escolher o sutiã certo? Ficou muito mais fácil comprar lingeries, né? Aproveite para compartilhar esse post com suas amigas e ajude outras a mulheres descobrirem o tipo de sutiã perfeito.
Até a próxima!