Os sutiãs são peças indispensáveis quando se pensa em moda íntima feminina. Com uma ótima variedade de tamanhos, modelos e tecidos, pode ser um tanto confuso escolher aquele que mais se adéqua às suas necessidades. Por outro lado, essa variedade é interessante, pois deve haver mais de um tipo de sutiã que se encaixe perfeitamente no que você busca.
Pensando nisso, aqui no blog da DelRio, você vai descobrir agora os 12 principais modelos de sutiãs disponíveis no mercado. Confira modelos como sutiã top, tomara que caia, com bojo, nadador e muito mais!
Tipos de sutiã: Descubra os 12 modelos principais
Existem vários modelos de sutiã disponíveis no mercado. Cada um deles têm uma finalidade e uma característica diferente. Dessa maneira, a dica é que você tenha os modelos que combinam mais com seu estilo de se vestir. É claro que nada te impede de ousar e experimentar combinações novas e renovar seu visual.
A partir de agora você confere os 12 tipos de sutiãs mais comuns e usados por mulheres de diferentes estilos, corpos e personalidades.
1. Sutiã top
O sutiã top é um modelo de lingerie feminina que não acompanha aros e nem fechamento nas costas. Entretanto, no quesito sustentação, ele tem uma estrutura diferenciada, segura e confortável. Ele é um tipo de sutiã com laterais largas.
Quando usados com bojos mais flexíveis e com maior elasticidade, como o de microfibra, fazem par com peças bem justas ao corpo, já que não marcam a roupa. Por outro lado, os modelos sem bojo e de renda entregam mais conforto.
No dia a dia, geram ótimas ideias de looks, ficando à mostra, seja para um evento casual ou para queimar umas boas calorias na academia.
2. Sutiã meia-taça
O sutiã-meia taça valoriza o colo feminino, sendo uma ótima escolha para decotes mais pronunciados. Ele é um modelo de sutiã para produções com peças clarinhas ou mesmo transparentes, criando um visual marcante e cheio de feminilidade.
Não se engane. Apesar de ser mais decotado, o sutiã meia-taça tem uma sustentação muito boa. Os modelos lisos são ainda mais confortáveis, sendo as cores preta, branco, bege as melhores tonalidades para não marcar o look.
Aproveite ainda para encontrar o tipo de sutiã mais adequado para usar com decote!
3. Sutiã mini-corselet
O sutiã mini-corselet é inspirado nos espartilhos do século XVI que destacavam as curvas, marcavam a cintura e valorizavam o busto da mulher. Assim, o sutiã mini-corselet é uma versão mais prática e menor do modelo da época medieval.
As opções de peças e combinações são variadas. Podem ficar à mostra como um cropped e fazem também um belo par com calças de cintura alta ou saias. Há ainda opções com laterais e alças largas.
4. Sutiã push up
O sutiã push up ajuda a levantar e unir os seios, dando a impressão de aumento do volume no colo da mulher. Ele é estruturado com um bojo interno, espaço para aro e uma distância menor entre as taças.
Alguns modelos apresentam detalhes em renda, alças e laterais finas. Com isso, transmitem delicadeza e feminilidade, principalmente se ficarem evidenciados no look.
5. Sutiã sem alças
O sutiã sem alças, também chamado de “tomara que caia”, é um tipo de sutiã sem alça muito prático e proporciona um efeito invisível no look. Com alças ou barbatanas largas, a sustentação é garantida. Nas lojas, você ainda encontra modelos com elástico e silicone nas laterais.
Ele é perfeito para combinar com blusas e vestidos sem alças, destacando o ombro e o busto. É possível ainda encontrar peças com alças removíveis ou tule, que também ficam quase imperceptíveis na pele.
6. Sutiã triângulo
Como o nome já sugere, o sutiã triângulo tem taças no formato triangular, podendo ter bojo ou não. As alças laterais são finas, o que deixa a sustentação bem prejudicada. É possível encontrar modelos rendados ou em tule.
O sutiã triângulo tem um decote em V e combinam muito bem com blusas e vestidos com decotes mais profundos. São peças que podem contar com barra de renda, ficando encantadores na moda outwear.
7. Sutiã com bojo
Para quem não abre mão da sustentação e utiliza materiais mais rígidos e compactos, o sutiã com bojo é a escolha certeira.
Ele é democrático, vestindo igualmente mulheres de biotipos variados. Você pode comprar exemplares desde os mais básicos até os rendados e com cores diferenciadas.
Os sutiãs de renda são ótimas opções para usar com blusas de alcinha, confira outros modelos!
O X da questão é testar certinho o tamanho da taça, pois nem sempre as medidas padrões se encaixam perfeitamente no corpo. Assim, não compre antes de conferir!
8. Sutiã sem bojo
O sutiã sem bojo também é um modelo de lingerie mais delicada, causando boa sensação de conforto e segurança.
Eles podem vir com aro, mais estruturados com melhor maleabilidade do que seus primos com bojo. Essa característica é interessante, já que contribui para que a peça não fique muito apertada no corpo.
Mais uma vez, os modelos rendados são os melhores para ficar à vista do público. No dia a dia, as cores neutras não se destacam na roupa e mais indicadas para ir ao trabalho e à faculdade.
9. Sutiã de alta cobertura
O sutiã de alta cobertura é outro modelo de sutiã que proporciona ótima sustentação e conforto. Com alças e laterais bem largas, aro e uma taça alta, se encaixam em qualquer tamanho ou formato de seio.
Eles ainda proporcionam boa aderência e sustentação. O sutiã de alta cobertura não é uma peça muito utilizada para se destacar na roupa, se pensarmos no tecido, já que são dificilmente confeccionados com renda. Entretanto, as cores vibrantes podem se destacar quando combinadas com peças mais claras.
10. Sutiã nadador
Ele é um tipo de sutiã perfeito para mulheres com seios volumosos. O sutiã nadador é confeccionado com alças em formato X ou Y nas costas, oferecendo boa sustentação e ótimo conforto.
Existem ainda modelos fabricados com fechamento frontal, que aproximam os seios e dão maior praticidade na hora de se vestir.
11. Sutiã 3D
O sutiã 3D apresenta os mesmos efeitos do push up. A única diferença é que o 3D chega com uma bolha maior no bojo, elevando e unindo um pouco mais os seios do que seu irmão mais velho.
Assim, se você busca realçar a área, apostar nesse modelo de sutiã é sucesso garantido, principalmente porque ele faz isso de forma natural.
12. Sutiã de amamentação
O sutiã amamentação foi feito para facilitar a vida e a rotina das mamães. São super confortáveis e práticos de usar, por apresentarem laterais largas, alças finas e fecho no busto.
Os modelos com taça removível são os mais práticos para facilitar e não incomodar tanto a mamãe, quanto o bebê no momento da amamentação. Há ainda as opções de sutiãs com abertura total, deixando a mama totalmente livre e de abertura parcial, no qual apenas parte da mama fica disponível para o bebê.
É claro que assim como outros modelos, muitas mulheres podem não chegar a utilizar um sutiã de amamentação, isso por que escolher um tipo de sutiã para você deve envolver também a fase de vida, sua rotina, gosto pessoal, formato de corpo e muitas outras variáveis.
Aproveite esse conteúdo para conhecer e experimentar todas as peças que você puder. Não perca a oportunidade ainda de conferir qual o tipo de sutiã adequado para usar com decote.
Até a próxima!