Se você é apaixonada por crossfit sabe que esse esporte não é brincadeira. São agachamentos, levantamento de peso, corridas e aquele WOD (Workout of the Day) que exige o melhor de cada uma de nós. Mas, assim como o treino é intenso, o look também precisa estar à altura.
É essencial encontrar peças que te ajudem a se movimentar com liberdade, conforto e, claro, que sejam resistentes para aguentar o tranco, não é mesmo? Assim, o mercado de roupas femininas para malhar sempre conta com peças modernas e cheias de tecnologias para auxiliar os treinos.
Porém, para você ter mais certeza de quais são as roupas femininas para crossfit, separamos uma lista com as melhores opções para o seu guarda-roupa. Continue explorando o nosso blog e confira!
1. Leggings ou calças de treino
As leggings são peças queridinhas para malhar, e claro que não é diferente no crossfit. Por serem super flexíveis e feitas para acompanhar o movimento do corpo, elas são uma escolha certeira para garantir a mobilidade necessária para realizar qualquer exercício, como burpee, agachamento profundo ou levantamento de peso.
O segredo é escolher leggings com tecidos duráveis, que tenham bom ajuste no corpo e, claro, que não sejam transparentes (ninguém merece aquele receio de abaixar e mostrar mais do que gostaria!). Um exemplo de material super em alta para as roupas de academia é a poliamida.
Os modelos de calças leggings com recortes em diferentes tecidos ou, até mesmo, com estampas coloridas podem ser uma ótima opção. E o melhor: hoje, já existem opções para todos os corpos, com tamanhos inclusivos e designs que valorizam cada tipo de silhueta.
2. Shorts de compressão
Para aquelas que preferem mais liberdade nas pernas, os shorts de compressão são ideais! Eles são super confortáveis, evitam que o tecido escorregue durante os movimentos e ainda permitem que você tenha uma ótima ventilação.
Esse modelo é ajustado para que tudo fique no lugar enquanto você se movimenta. Ah, e um detalhe importante: o material de compressão ajuda na recuperação muscular, tornando o treino mais eficiente. Outra vantagem é o alívio térmico que um short proporciona, ideal para dias quentes.
No entanto, o ideal é encontrar um short de compressão que seja do tamanho certo: se for muito justo, pode ser desconfortável, e se for largo, acaba atrapalhando. E para quem quer um toque extra de estilo, vale apostar em modelos com estampas vibrantes ou detalhes diferenciados, que trazem personalidade ao look.
3. Tops e soutiens esportivos
Nada pior que começar um treino e perceber que o sutiã ou top não está dando o suporte necessário, né? No crossfit, isso é ainda mais importante, já que os exercícios envolvem muitos saltos e movimentos de alta intensidade. Por isso, os tops e sutiãs esportivos com alta sustentação são fundamentais, especialmente para quem tem seios maiores.
Procure por modelos com alças largas e costuras reforçadas que proporcionam firmeza sem apertar. Para quem gosta de looks mais fashion, existem opções com recortes e cores variadas, permitindo que o top se torne uma peça central do visual.
Quem tem seios menores, por outro lado, pode se sentir mais à vontade com tops de sustentação média, mas é essencial sempre escolher algo que não cause desconforto durante o treino. Se você prefere não se preocupar com calor e suor, opte por modelos em tecidos respiráveis e que absorvem bem a umidade.
Aproveite e confira o nosso texto de como ter ânimo para malhar!
4. Camisetas e regatas
Enquanto algumas mulheres preferem treinar apenas de top, outras se sentem mais confortáveis com uma camiseta ou regata para completar o visual. O importante é escolher peças leves e que tenham boa respirabilidade, permitindo que o suor evapore rapidamente e não atrapalhe seu desempenho.
Camisetas de materiais sintéticos como o poliéster e o elastano são ótimas para garantir um bom treino. Além disso, busque designs e estampas que combinem com o seu estilo pessoal.
Vale lembrar que há diferentes modelagens, tanto versões mais soltas quanto mais justas. Escolha o modelo que mais deixa você confortável para o dia de treino. Ah, não podemos deixar de comentar os croppeds que são cheios de estilo para um look moderno.
5. Tênis específicos para crossfit
Os tênis para crossfit precisam ser um destaque à parte, pois são tão essenciais quanto qualquer outra peça do look. Diferentemente dos tênis de corrida, os modelos para crossfit possuem uma estrutura que oferece mais estabilidade, sendo feitos para suportar tanto o impacto dos saltos quanto o peso do levantamento.
Então, encontre um modelo com a sola mais rígida para garantir que você tenha firmeza nos movimentos de levantamento de peso. O reforço lateral também é outro detalhe para maior durabilidade em exercícios como rope climbs.
Outro detalhe é que esse calçado deve ter um bom suporte e sola antiderrapante. Há diversas marcas no mercado que trazem essas qualidades com conforto e muito estilo, então vale a pena experimentar um tênis para crossfit.
6. Casacos ou jaquetas leves
Para os dias mais frios ou para quando você está indo e voltando do treino, um casaco ou jaqueta leve pode ser seu melhor amigo. Esse tipo de peça ajuda a manter a temperatura corporal sem limitar seus movimentos, especialmente durante o aquecimento ou a finalização do treino.
Os modelos com zíper são ótimos, pois permitem que você ajuste a ventilação conforme necessário. Opte por jaquetas de materiais respiráveis, como o nylon e o poliéster, que não retêm o suor. Há muitas versões dobráveis e que são fáceis de guardar em uma mochila, facilitando o transporte caso você precise tirar durante o treino.
7. Luvas de treino
Embora nem todas as mulheres usem luvas para crossfit, elas podem ser um grande aliado para quem quer proteger as mãos de calos e evitar machucados durante esse tipo de exercício. As luvas de treino oferecem mais firmeza na pegada.
Escolha luvas com uma boa ventilação e que sejam feitas de materiais resistentes, mas que também ofereçam conforto. Se você não é fã de luvas, mas ainda quer proteger as mãos, existem faixas de proteção que podem ser enroladas nos dedos e palmas, oferecendo um cuidado extra sem o uso das luvas tradicionais.
Agora que você já descobriu um pouco mais das principais roupas para crossfit, é hora de montar um look para treinar, não é mesmo? Na DelRio, contamos com diversos conteúdos sobre tipos de exercícios físicos, dieta flexível e autocuidado. Confira!