Aprender como lavar calcinha corretamente é algo muito importante no dia a dia, não é? Afinal, essa lingerie fica em contato com a sua pele durante toda a rotina e, por isso, precisa estar bem limpa e higienizada para manter a sua saúde íntima.
Só que realizar essa lavagem não é tão simples como nas outras roupas do nosso guarda-roupa. Elas precisam de cuidados especiais para garantir que estejam realmente limpas e livres das bactérias, protegendo a flora vaginal e toda a região.
Para te ajudar, preparamos este conteúdo especial com 5 dicas que vão te auxiliar com todo tipo de calcinha, além de um passo a passo completo. Continue a leitura e confira!
Passo a passo de como lavar a sua calcinha
Antes de darmos algumas dicas especiais para você utilizar na lavagem das peças íntimas, que tal vermos um passo a passo de como lavar a sua calcinha de forma prática?
Confira como realizar a higienização das suas lingeries tanto na máquina de lavar quanto no tanque.
Lavagem na máquina de lavar
Para lavar as suas calcinhas na lavadora, o procedimento é bem simples e prático, mas é necessário tomar alguns cuidados que vão garantir a higienização completa da peça. A primeira recomendação é nunca misturar com outras peças de roupa, pois isso pode aumentar muito o risco de contaminação.
Outra dica interessante é apostar em um sabão líquido ou em pó que possui ação antibactericida, assim, é possível matar as bactérias das suas roupas íntimas. Veja a seguir o passo a passo:
- Se as peças estiverem manchadas, coloque-as em um balde com água e sabão, deixando-as de molho por 30 minutos;
- Depois disso, coloque as peças íntimas em um saco plástico para evitar que sejam danificadas dentro da lavadora;
- Utilize a quantidade de sabão indicada na embalagem do produto e programe a função de lavagem para “Roupas Delicadas” na sua máquina;
- Após a lavagem, deixe as peças secarem em local arejado e com sombra.
Lavagem no tanque
No processo com o famoso “tanquinho” as dicas são as mesmas: utilizar um sabão com ação antibactericida e nada de juntar com outras peças. Seguindo isso, você pode ter certeza de que as suas lingeries ficarão bem limpinhas e higienizadas.
Vamos dar uma olhada no passo a passo:
- Encha um balde com água e sabão (em pó ou líquido), depois mergulhe as suas calcinhas dentro dele;
- Após fazer isso, comece a esfregar com delicadeza as peças para não danificá-las, dê uma atenção especial à região que fica em contato com as suas partes íntimas;
- Após esfregar bem e limpar toda a peça, enxágue com água fria;
- Por fim, deixe as calcinhas secarem penduradas no varal, em um local com sombra e bem arejado.
5 dicas de cuidados na hora de lavar as calcinhas
Agora que você viu um passo a passo de como lavar calcinha corretamente, nada melhor do que conhecer algumas dicas que vão prolongar a vida útil das suas peças e ainda manter a sua saúde íntima em dia, não é?
Então, vamos conferir todas elas e aprender como cuidar bem dessas peças tão importantes!
1. Nada de produtos de limpeza pesada nas suas peças
Nem pense em utilizar produtos de limpeza pesada, como o cloro e o alvejante. Eles são muito fortes e podem acabar totalmente com as suas calcinhas. Além disso, por não terem o pH adequado, são capazes de causar diversas alergias e outros problemas na região íntima.
Por isso, dê preferência para itens com pH neutro, assim, você protege a sua saúde e também as suas calcinhas!
2. Não lave suas calcinhas com peças de outras pessoas
Se você mora com outras pessoas e não compartilha uma vida íntima com elas, evite lavar as suas calcinhas junto das roupas delas. Isso ajuda a prevenir uma possível contaminação por bactérias e outros microorganismos que podem ser transmitidos para as suas peças durante a lavagem.
3. Até pode lavar a calcinha no banho, mas cuidado
Talvez você já tenha até visto algumas pessoas desaconselhando lavar a calcinha no banho e elas não estão completamente erradas. O banheiro não é o melhor ambiente para isso, mas é possível lavar suas peças lá de vez em quando.
Para evitar problemas, use um sabão neutro e nem pense em utilizar o sabonete que usa no corpo. Além disso, nunca deixe as calcinhas secando no banheiro, elas precisam de um lugar seco, arejado e com sombra para serem secas corretamente.
Deixá-las penduradas na torneira é perigoso e pode levar a uma proliferação de fungos e bactérias na peça, afinal, é um local bem úmido e propício para esses microorganismos.
A melhor escolha é colocá-las para secar no varal, certo?
4. Sempre dê uma olhada na etiqueta da peça
A etiqueta da calcinha sempre contém informações importantes sobre como conservar a peça, indicando material utilizado e com instruções de lavagem.
Com essas informações, é possível prolongar a vida útil da calcinha tomando todos os cuidados necessários.
5. Não passe as suas calcinhas a ferro
Depois de lavar as roupas, muitas pessoas optam por passar o ferro quente ou a vapor, entretanto esse processo não deve ser utilizado nas suas peças íntimas. O ferro pode danificar os modelos, principalmente aqueles com renda.
Seguindo esse passo a passo de lavagem, você terá peças limpinhas e bem secas sem precisar passar o ferro. Aproveite para lavar suas peças íntimas nos dias de sol, assim elas secam rapidamente.
Viu como é fácil? Aprender a como lavar calcinha corretamente é super importante para manter a saúde da região íntima e garantir muito mais conforto durante o dia a dia.
E para ter ainda mais praticidade na sua rotina, que tal apostar em modelos de calcinha que não marcam na sua roupa? Aqui no blog você tem um conteúdo imperdível com 3 peças que ficam totalmente invisíveis embaixo do look.
Te esperamos lá!