Cuidados com a Lingerie: Como lavar e armazenar suas peças

Todo cuidado com a lingerie é pouco na hora de lavar, secar e guardar as peças. Elas são confeccionadas com material delicado e podem ser facilmente danificadas quando submetidas a processos muito intensos.

Será que é recomendado lavar as calcinhas e sutiãs no banho? Ou é melhor jogar tudo na máquina de lavar? Devo usar sabão em pó e alvejante?

Por essas e outras perguntas, neste conteúdo, você vai aprender passo a passo como lavar a lingerie de forma correta. Assim, a peça vai estar sempre higienizada e pronta para uso. Acompanhe!

Cuidados com peças íntimas: dicas para calcinhas e sutiãs

Um dos primeiros cuidados com peças íntimas que você deve ter é esquecer a máquina de lavar. Isso mesmo! Nunca lave calcinhas e sutiãs no aparelho.

Mesmo no modo de lavagem delicada, a pressão e a força que o eletrodoméstico exerce sobre as peças é muito grande, danificando o tecido. Ou seja, o resultado pode ser uma calcinha relaxada e um sutiã descompensado, com alças caídas e bojo deformado.

Existem outras técnicas que você precisa aprender certinho como cuidar das peças íntimas. Continue a leitura que te ensinamos!

Como lavar calcinhas corretamente

A melhor maneira de lavar calcinhas corretamente é fazer a higienização à mão. Você precisa apenas de uma barra de sabão neutro ou de coco, água fria ou morna e alguns minutos do seu dia.

Siga as recomendações abaixo:

  • Evite a máquina de lavar;

  • Lave somente em água fria;

  • Utilize sabão neutro;

  • Preserve as cores da roupa, nunca deixe de molho

  • Não lave com peças com velcro;

  • Não torça a calcinha;

  • Deixe secar à sombra.

Um detalhe sobre as calcinhas de pingente é verificar se o item é removível, isso porque a lavagem pode escurecer a joia. Por isso, quando você estiver experimentando ou pesquisando sobre calcinhas com pingente, dê preferência ao acessório banhado a ouro ou feito com a liga metálica zamak.

Como dobrar e guardar calcinhas

Antes de dobrar e guardar as calcinhas, tenha certeza que elas estão plenamente secas, pois ao guardar peças úmidas você está praticamente convidando fungos e bactérias para uma grande festa.

Confira a imagem abaixo e aprenda como dobrar calcinhas de forma prática e rápida.

infográfico sobre como dobrar roupa

Na hora de guardar as calcinhas, você deve prezar pela maneira mais prática e que descomplique sua rotina de vida. Uma ideia é separá-las por cores, estilo ou tecido. Por exemplo, as lingeries de renda ficam em um espaço, as peças de modal e microfibra, em outro, e assim por diante.

Alás, você sabia que o tecido modal é feito a partir da fibra da madeira, originando peças super confortáveis, macias e fáceis de lavar? Confira esse conteúdo aqui no Blog da DelRio.

Como e quando lavar sutiã

A frequência com a qual você deve lavar o sutiã depende do seu esquema pessoal de utilização das peças. Por exemplo, existem pessoas que usam uma diferente a cada dois dias. Por outro lado, há aquelas que vestem a mesma peça mais vezes.

A recomendação é que você lave o sutiã a cada 5 ou 6 vezes de uso, independente de quantos tenha disponível no guarda-roupas. Outra dica é deixar a peça descansar, após a secagem, que deve ser feita prendendo a roupa pela alça lateral.

Para lavar o sutiã corretamente siga essas dicas logo abaixo:

1. Verifique as instruções de lavagem na etiqueta

Cada peça tem suas indicações e contraindicações, por isso, antes de tudo descubra um pouco sobre a personalidade dela. Ler as instruções que o fabricante dá não só te ajuda a ter sua peça por mais tempo, como também facilita a higienização da melhor forma possível.

2. Mantenha os alvejantes bem longe das suas peças

Para evitar que as peças se manchem, não aplique alvejantes. O produto pode desbotar a cor da lingerie, principalmente aquelas mais intensas. O produto parece milagroso na hora da limpeza, mas garantimos que o resultado a longo prazo não é interessante.

3. Lave sutiã com bojo e aro à mão

Para preservar as características da peça, deixe de molho por no máximo 30 minutos. Depois, esfregue de forma suave com um sabão neutro. Por fim, enxágue abundantemente e já coloque no varal.

Preciso lavar o sutiã na máquina: como fazer?

Se você não tem alguns minutos do dia para tomar cuidados com as peças íntimas e precisa utilizar a máquina de lavar, tudo bem. Todas entendem perfeitamente! É possível lavar no eletrodoméstico, mas com algumas precauções.

Primeiro, verifique as instruções de lavagem na etiqueta do sutiã. Depois, utilize um saquinho protetor ou mesmo uma fronha, insira as roupas e mande para a máquina. Não esqueça de fechar ou de fazer um nó. Mantenha as alças presas e fechos abotoados para que elas não fiquem emboladas umas nas outras.

Na máquina, se possível, programe sem o passo de centrifugação, que pode deixar sua lingerie em frangalhos. Coloque para secar ao ar livre ou use uma toalha seca para retirar o excesso de água.

Como o sutiã deve ser guardado

O sutiã sem bojo pode ser guardado em qualquer cantinho da gaveta, dobrado. Já o sutiã com bojo precisa ficar aberto ou pendurado em cabides.

As peças com bojo podem danificar se dobradas ou ficarem sob muita pressão. Por isso, é preciso um pouco mais de cuidados com essa lingerie.

Cuidados extras com as lingeries de renda

As peças que apresentam rendas e pingentes devem ter um cuidado ainda maior, já que a renda é ainda mais frágil. Por outro lado, ela é o que deixa a peça charmosa e dá aquela levantada na autoestima. Perder esses atributos por causa de uma lavagem mal feita seria um pecado.

Evite guardar calcinhas de renda em gavetas e superfícies muito ásperas, com frestas ou desgastadas. A lingerie pode simplesmente agarrar ali e começar a desfiar.

Entenda o que significa cada símbolo da etiqueta da lingerie

À primeira vista, os símbolos de etiqueta das lingeries podem parecer confusos e difíceis de compreender. Eles trazem informações importantes de manutenção e conservação da roupa que você deve aplicar diariamente.

Confira abaixo o significado de alguns deles:

infográfico sobre símbolos da etiqueta de lingerie

Com essas dicas agora você está preparada para manter a lingerie sempre bonita e confortável. Comece a aplicar essas recomendações agora mesmo para ter peças devidamente higienizadas e que vão durar muito mais tempo com você.

Nos siga nas redes sociais e confira muitas outras dicas práticas e lançamentos exclusivos antes de todo mundo. Te esperamos por lá.

Até a próxima!

Avalie este post
DelRio

Autor: DelRio

DelRio: a sua referência quando o assunto é moda íntima!Mais de meio século! Esse é o tempo que a DelRio está no mercado aprimorando seus produtos e se adequando às necessidades de seus clientes. Nosso comprometimento em entregar o melhor nos levou a desenvolver peças com tecnologia especial de respiração e alta durabilidade, perfeitas para o dia a dia.Não é por acaso que somos a maior fornecedora de lingeries para grandes redes de varejo do Brasil! Com mais de 3 milhões de peças produzidas por mês, com roupas íntimas femininas sendo a maioria, buscamos a autonomia feminina por meio de nossas peças.De mulher para mulher — a força feminina presente em todos os setoresA DelRio está comprometida em incorporar o seu propósito e ser a mudança que almeja para o mundo. A essência da empresa reside não apenas na valorização da feminilidade expressa em suas peças, mas também na promoção do empoderamento feminino em diversos aspectos.O quadro de colaboradores da DelRio é composto por 92% de mulheres. Inclusive, a diretoria da empresa também possui maioria feminina. De mulher para mulher: pode contar conosco na luta pela equidade de gênero!Blog DelRio: informações úteis e confiáveis sobre o universo da moda íntimaO blog representa uma das iniciativas da DelRio para aprimorar sua comunicação e enriquecer a experiência junto aos nossos clientes. Nosso objetivo é estabelecer canais de diálogo cada vez mais abertos com a parte mais essencial de nosso universo.Desde dicas sobre lingeries até tendências com roupas íntimas, por aqui, você encontrará informações confiáveis e que visam facilitar o uso dessas peças tão necessárias. Afinal, trabalhamos com um tipo de produto singular e delicado, que exige habilidades específicas que outros segmentos não possuem.Com uma expertise inigualável, nos destacamos como uma autoridade no universo das lingeries, proporcionando cuidado excepcional no uso dessas peças íntimas. Além de ser referência em moda íntima e sleepwear, a marca expandiu seus horizontes para incluir também o segmento de moda fitness, consolidando-se como líder em estilo e funcionalidade.Acompanhe-nos também nas redes sociais e fique por dentro de tudo que ainda vamos trazer a respeito desse universo à parte que é a moda íntima!

Deixe um comentário