Todo mundo que já viu uma calcinha deve ter percebido que existe uma camada a mais de tecido nela, algo como um “bolso” na região interna da peça. E apesar de parecido com esse compartimento, essa parte misteriosa não serve para guardar objetos e, se você faz isso, por favor, pare.
Ela, na verdade, é um forro de algodão e sua função é extremamente importante para a saúde da região íntima da mulher. Então, para explicar melhor a existência desse item na sua calcinha, a DelRio preparou um conteúdo completo para te mostrar o que é esse forro da sua lingerie. Continue sua leitura e confira tudo o que você precisa saber!
Para que serve a parte aberta da calcinha?
Como já adiantamos por aqui, seu principal objetivo é ajudar a proteger e cuidar da região vaginal. Essa parte do corpo costuma ficar quente e úmida, se tornando um ambiente muito propício para a proliferação das bactérias e, por isso, precisa de uma boa ventilação.
Então, nada de querer guardar dinheiro ou outros itens por ali. Essa parte não foi feita e pensada para esse tipo de uso, e colocar qualquer coisa nesse local pode trazer diversos tipos de doenças para a sua vagina.
O forro consegue proporcionar uma boa respiração, tanto por sua área aberta quanto por seu material de fabricação ser o algodão, um tecido respirável. O ideal é que todas as calcinhas tenham essa parte feita com ele para garantir a melhor proteção do órgão genital.
Agora, quando for escolher uma para você, lembre-se de procurar pelos modelos que possuem essa área aberta e também cuide bem da sua higiene íntima. Lave sempre bem a vagina com sabonetes especiais para a região e depois seque bem, impedindo a proliferação das bactérias e outros microorganismos que podem causar infecções ou outras doenças.
Por que o algodão é mais recomendado para o forro da calcinha?
Ele é o melhor tipo de tecido para calcinha pelo fato de ser uma fibra natural, ou seja, não retém umidade e permite uma melhor ventilação no local. Dessa forma, o forro de algodão contribui para deixar a região da vagina mais seca e fora do risco de acontecer uma infecção devido a microorganismos.
O material também é reconhecido por sua ótima capacidade hipoalérgica, ajudando na prevenção de alergias ou outras reações adversas de irritabilidade na pele dessa área. O que é uma boa propriedade, já que essa região costuma ser mais sensível do que outras.
Além disso, a sua boa retenção de líquidos auxilia na absorção do suor e outros fluidos que podem surgir. Outro grande benefício dele é o conforto proporcionado ao corpo, com um toque leve e macio na pele para melhorar o uso das calcinhas produzidas com ele. Com elas você tem mais confiança e liberdade de movimento no seu dia a dia, ótimas para qualquer situação.
Como a sua formação é de fibras naturais, ele pode ser caracterizado como um recurso renovável e biodegradável. Sendo assim, uma opção que contribui para o contexto atual de busca pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Se você quer contribuir para as causas ambientais, escolher uma lingerie desse tecido é a melhor opção.
Calcinhas sem forro não devem ser utilizadas?
Após vermos como o forro de algodão é importante nos cuidados íntimos da mulher, você pode ter lembrado que já viu muitas peças que não possuem esse compartimento. Então essas calcinhas não devem ser nunca utilizadas?
A resposta é: depende. Existem alguns motivos para existirem alguns modelos sem essa parte na sua composição e a DelRio vai te explicar porque isso ocorre.
Um dos primeiros motivos é que algumas dessas peças são inteiramente feitas de algodão, não sendo necessário a aplicação de uma parte específica do tecido no fundo da calcinha. Normalmente elas são itens um pouco mais caros, porém, costumam ser mais confortáveis em relação aos modelos que contém somente um pedaço com o material natural.
Inclusive, esse tipo que tem somente o forro e não a composição inteira feita no tecido são assim por motivos de economia financeira e tempo na produção — que acontece pela redução no uso de linha de costura e também de 10 a 30 segundos a menos no tempo de fabricação da lingerie.
Esses números podem até parecer pouca coisa, mas se olharmos para a quantidade de itens feitos durante o mês, se torna uma grande economia nos recursos gastos. Por esse motivo algumas fabricantes optam por esse estilo, o que não significa que elas sejam ruins, pelo contrário, ter o forro de algodão já é uma grande vantagem e vai proteger bem a vagina.
Temos também o caso de algumas calcinhas mais sexy que não possuem nada de algodão na sua composição. Isso é motivado pelo fato de que elas não foram feitas para usar durante longos períodos, tornando desnecessário a utilização do recurso.
Porém, você não precisa deixar de utilizá-las por conta disso, basta ter cuidado e colocá-las por um tempo mais curto.
Como vimos por aqui, as calcinhas não tem essa parte aberta por acaso. Esse “bolso” delas é muito importante e deve ser uma das observações a serem feitas na hora de escolher um modelo para você.
Fique atenta aos materiais de composição que estiverem presentes na etiqueta e sempre preze pela presença desse compartimento na peça, garantindo a melhor experiência.
Se você gostou desse tema, que tal conferir alguns outros assuntos importantes presentes aqui? Fique por dentro das melhores dicas e informações do mundo da moda com os nossos conteúdos! Continue navegando em nosso blog e confira todos os nossos outros posts!