Abrir o próprio negócio envolve muita pesquisa de mercado, análise de tendências, além das burocracias para cadastrar e regularizar a sua empresa com os órgãos competentes. Mas, para quem busca autonomia e renda extra, é uma excelente alternativa ao mercado de trabalho tradicional.
A DelRio, que incentiva o empoderamento por meio de suas peças de roupa íntima e empreendedorismo, separou 9 dicas para você abrir a sua própria loja de lingeries. Um setor em constante crescimento e recheado de novidades é a oportunidade perfeita para fazer o seu negócio crescer.
Separe um papel e uma caneta e anote as ideias para impulsionar o seu comércio com lingerie!
1. Defina os seus perfis de clientes
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para que você possa abrir o próprio negócio e entender as dores da clientela para oferecer um bom serviço. Quanto mais você conhecer os perfis de clientes mais fácil vai ser atraí-lo para a sua loja.
Por isso, faça uma pesquisa de audiência nas redes sociais, uma análise do segmento de lingeries, seus concorrentes e tendências do mercado, chegando, então, ao que os consumidores desejam. Após um tempo, faça um estudo com os seus próprios clientes para compreender os seus pontos fortes e de melhoria.
Com essa pesquisa, você pode aproveitar brechas do setor e investir em nichos de mercado, dedicando-se a públicos específicos, como lingeries para gestantes, pijamas, roupas íntimas sensuais, entre outros.
2. Faça um plano de negócio
O plano de negócio é um documento que vai orientar todo o planejamento e desenvolvimento da sua loja de moda íntima. Nele, incluem informações como:
- Tipo de Empresa (MEI, Sociedade Empresária Limitada, Empresa Individual, etc.);
- Canais de venda (loja física, e-commerce, etc.);
- Visão e missão da empresa;
- Público-alvo;
- Ramo de atividade conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE);
- Produto comercializado (calcinhas, soutiens, cuecas, camisolas, etc.);
- Plano de marketing;
- Gestão financeira (capital investido, margem de lucro, etc.).
Entre outros pontos que você achar pertinente na sua análise de segmento ou movimentações do mercado. Esse passo é essencial para manter a organização do seu negócio nos eixos, mas mantenha-se flexível para fazer atualizações sempre que necessário.
3. Organize a sua loja para uma experiência agradável dos clientes
Seja virtual ou física, a sua loja precisa ter uma organização de departamentos, estantes, provadores e caixa que facilite o fluxo de pessoas pelos produtos. Decore a vitrine, invista em equipamentos que otimizem as atividades dos seus colaboradores e disponha os itens de maneira arrumada, com critério de organização para serem identificados com facilidade.
Uma loja bagunçada e apertada dificilmente vai fazer o seu cliente voltar ao seu comércio. Da mesma forma, um e-commerce sem menu, sem uma boa disposição de imagens e que não seja otimizado para smartphone não conquistará o usuário.
4. Capriche em uma boa identidade visual
Você já deve ter ouvido sobre “julgar um livro pela capa”, não é mesmo? Mas saiba que criar uma boa identidade visual faz toda a diferença em qualquer negócio!
Por isso, pense em um nome, uma logo e na escolha de cores e elementos que representem os valores da sua marca, conforme o ramo de lingeries. Reforce a sua identidade visual na fachada, na decoração da loja, etiquetas, sacolas, cartões de visitas, entre outros detalhes que vão marcar positivamente os seus clientes, garantindo que eles retornem a comprar com você.
5. Conquiste novos clientes e garanta um bom atendimento ao consumidor
Depois de traçar o perfil dos seus clientes e causar uma boa primeira impressão com a sua identidade visual, é hora de ir atrás de novos consumidores e construir uma excelente comunicação com eles. O seu melhor aliado na hora de abrir um novo negócio é o boca a boca, portanto, garanta que os seus primeiros clientes tenham uma ótima experiência com a sua loja.
Dessa maneira, eles vão compartilhar com amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos e você vai conquistar uma clientela fiel. Além disso, as redes sociais podem ser de grande auxílio na busca de público.
Ofereça um atendimento atencioso e bem-educado em todas as etapas de compra: desde a recepção na loja, ajuda na escolha dos produtos, no caixa e no pós-venda.
6. Esteja atento às novidades
A moda está sempre se reinventando, mesmo no universo das lingeries. Seja uma aplicação nova, cores da estação ou tecido inovador, você não pode ficar por fora das tendências. Converse com os seus clientes e pesquise na internet o que está em alta a cada temporada para renovar o seu estoque.
Lembra sobre criar uma boa relação com a clientela? Esse estudo de clima e de mercado vai manter o seu negócio sempre quente, antenado e atendendo às necessidades do seu público.
7. Aposte em promoções e datas comemorativas
Todo mundo ama um desconto e programas de fidelização e cashback, por exemplo, asseguram que o seu cliente vai voltar mais vezes à loja. Ofereça cupons de primeira compra, desconto de aniversário, kits leve 3 pague 2 e explore as promoções em datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Ano Novo, para impulsionar as suas vendas!
8. Saiba gerenciar bem o estoque
Essa parece uma dica óbvia, mas é fundamental que ela seja reforçada: garanta a reposição frequente do seu estoque. Com o tempo, você começa a identificar quais são os tipos de lingerie que mais saem, quais os modelos que as consumidoras mais procuram, e consegue fazer um planejamento adequado das solicitações de peças com seus fornecedores.
Busque sempre se antecipar nos pedidos e evitar a frustração dos clientes. Se alguém chega a sua loja desejando muito uma roupa e vocês estão sem estoque, as chances são altas de você ter perdido um potencial cliente.
Por isso, evite fazer o pedido apenas quando todas as peças daquele modelo de lingerie acabarem. É essencial compreender a quantidade de artigos a pronta entrega do fornecedor, as demandas da lingerie na sua loja e a agilidade na entrega para fazer os pedidos quanto antes.
Essa orientação também está muito relacionada à relação e comunicação com os fornecedores, sobre a qual falaremos em um próximo tópico.
9. Ofereça diferentes métodos de pagamento
Hoje em dia, existem diversas formas de pagamento disponíveis: cartão de crédito e débito, PIX, boleto, parcelamento… Invista em uma máquina de cartão e ofereça diferentes métodos de pagamento aos seus clientes.
Você pode estipular um valor mínimo de parcelamento, descontos para compras no débito ou em dinheiro, entre outras maneiras. Lembre-se de que essa escolha também pode depender do perfil do seu público.
BÔNUS: Garanta as suas lingeries para revenda com a DelRio
Para oferecer um bom serviço, é preciso investir em produtos de qualidade e fornecedores que não vão te deixar na mão. Além disso, como comerciante, é fundamental saber fazer uma boa compra para ter sucesso com os clientes.
Então, avalie os atributos dos materiais, preços competitivos, agilidade na entrega, flexibilidade, entre outros pontos. A DelRio é uma das principais empresas no segmento de moda íntima e conta com representantes nas principais lojas de departamentos pelo Brasil.
Com um extenso catálogo de lingerie, a marca conta com linhas femininas, esportivas, masculinas, infantis e muitas outras ofertas de produtos de alta qualidade, respirabilidade e confeccionados com tecnologia sustentável.
Por se tratar de uma fornecedora de confiança, reconhecida pelas peças confortáveis, as suas vendas são garantidas! Para entender mais sobre como virar uma representante, clique aqui e acesse o formulário de cadastro. Ou ligue para o telefone (85) 3292 1778 e seja encaminhado para a equipe do seu estado pelo nosso atendimento comercial.
Continue navegando pelo blog e descubra conteúdos relacionados aos materiais das lingeries da DelRio, como cuidar e combiná-los em looks estilosos. Te vejo no próximo post!
Gostaria de saber como posso comprar atacado pra revenda?