Existem muitos tipos de sutiã disponíveis para você usar, sendo que essa versatilidade é consequência dos tipos de bojo com que cada lingerie é desenvolvida e confeccionada. Isso é muito positivo, já que dá mais opções para você encontrar o seu formato ideal.
Além disso, deixa você livre para ter um modelo para cada ocasião, valorizando seus atributos e ao mesmo tempo, ter conforto e segurança.
Pensando nisso, a DelRio preparou um guia com os tipos de bojo que existem por aí, suas características e vantagens. Você vai entender ainda o que é e qual a função do bojo de um sutiã. Confira!
O que é para que serve o bojo do sutiã?
O bojo é uma estrutura de espuma que acompanha a maioria dos sutiãs. Ele dá forma, participa da estrutura e é também o responsável pelo formato da peça. Além dos sutiãs, outros itens como biquínis, bodies e tops são desenvolvidos com bojos.
Ele modela os seios, destaca o desenho natural e também pode aumentar o volume deles. Por outro lado, tem um importante papel na sensação de conforto e segurança, isso porque tem função na sustentação do busto.
Quais são os tipos de bojo de sutiã?
Não é à toa que existem vários tipos de sutiã disponíveis para comprar. Cada um deles é mais indicado para um tipo de ocasião e proporciona efeitos diferenciados no visual.
A partir de agora, você vai conferir uma lista completa com informações e características com cada um deles.
1. Bojo liso
O bojo liso é o modelo mais básico e tradicional entre todos. Ele é uma peça que está na preferência de mulheres com seios volumosos. A justificativa é que ele não tem preenchimento, entretanto, é um tipo de bojo estruturado que proporciona conforto e bastante segurança no uso.
Além disso, o bojo liso não altera o formato dos seios, por isso seu visual é bem natural. Assim, é possível encontrar lingeries com bojo liso com ou sem alça e também de formatos variados.
2. Bojo top ou inteiro
O top ou inteiro é um tipo de bojo confeccionado em uma peça apenas, sendo que as taças são unidas entre si. É um tipo de estrutura muito comum no sutiã tomara que caia. Porém, existem algumas variações das lingeries desenvolvidas com bojo top.
Dessa maneira, é possível encontrar modelos retos, com base alongada, com junção reta entre as taças, curvados, com decote alto ou mais profundo. Ao contrário do bojo liso, o tipo top ou inteiro pode ter algum tipo de preenchimento.
3. Meia taça
O sutiã meia taça é formado por um tipo de bojo que cobre três quartos dos seios, por isso, é um modelo de lingerie ousado. Ele valoriza bastante a região do busto, já que o colo fica bem à mostra.
O design e o desenho do bojo meia taça é semelhante ao bojo liso. A diferença é que o meia taça, como o nome indica, tem uma cobertura relativamente menor.
Dessa maneira, ele permite composições com decote bem cavado, em produções com blusas e vestidos com esse detalhe. Além do meia taça, esse modelo de bojo também pode ser visto no sutiã balconet.
Aqui no Blog da DelRio você pode conferir mais detalhes sobre o tipo de sutiã ideal para usar com decote. Confira!
4. Bojo lua
Se você busca uma peça para dar uma levantada no busto, as lingeries confeccionadas com o bojo lua são a melhor escolha de sutiã!
Ele tem o efeito push up, que além de elevar a região, ainda aproxima os seios, realçando o volume deles. Por isso, o sutiã push up é um dos queridinhos das mulheres.
5. Bojo bolha
Com enchimento interno e aparência de bolhas, o modelo de bojo bolha tem a função principal de aumentar o volume dos seios. O bojo bolha é utilizado na estruturação de sutiãs e lingeries confortáveis e com boa sustentação.
6. Cortinão
O bojo cortinão tem uma textura lisa, mas seu formato é triangular. Ela ainda conta com uma estrutura maior em relação aos outros tipos de bojo cortina disponíveis para compra.
Uma das suas grandes vantagens é a sua ótima sustentação, por isso, muitas vezes é encontrado em biquínis, tops e sutiãs de renda, por exemplo.
7. Cortininha
O tipo cortininha é visto em peças que não cobrem o seio integralmente, além de ser o formato mais comum em sutiãs infantis.
Basicamente, ele apresenta as mesmas características do tipo de bojo cortinão, mas com um formato menor. No mercado, você encontra variações com design mais angular ou arredondado.
8. Borboleta
Nesse formato de sutiã, a estrutura lembra bastante o formato de um cortinão, com um padrão triangular. Mas suas linhas são retas nas laterais, o que entrega mais conforto e sustentação. O bojo tipo borboleta é muito visto em lingeries sem arco e em sutiãs plus size.
9. Tomara que caia
O tomara que caia é um tipo de bojo ideal para mulheres que gostam de destacar o colo e os ombros, já que esse formato é feito sem alças.
Muito presente também em biquínis, é um formato de lingerie que tem ótima sustentação e conforto, sendo encontrado também em modelos com alças removíveis. Ou seja, uma peça versátil que pode ser utilizada de duas maneiras.
As versões meia taça e quadrada podem vir com ou sem preenchimento. Aproveite e confira os melhores sutiãs para combinar com blusas de alcinha, um conteúdo que você não pode perder no nosso blog.
10. Push-up
O push-up é aquele tipo que aproxima e ainda levanta os seios, por ter um formato menor entre as distâncias das taças. É um tipo de bojo versátil também, aparecendo em textura lisa, com ou sem preenchimento, com bolhas ou estilo curvado, tipo bananinha.
Assim, esse modelo e suas variações são indicados para quem tem seios mais distantes entre si ou deseja aumentar o volume e dar uma levantada no busto.
11. Removível
O bojo removível não tem preenchimento, conta com design arredondado e é bem leve. É um modelo bem prático, indicado para quem quer cobrir o seio sem deixar marcas do peito na peça.
É um tipo de bojo que entra na constituição de peças para moda praia e fitness, por isso, é considerado muito prático e versátil.
12. Bojo separado
Com bojos separados e pouco preenchimento, esse tipo de bojo é encontrado em lingeries com fecho frontal. Assim, tem o efeito de aproximar e levantar os seios, aumentando o volume deles sem alterar o formato.
É um modelo de bojo presente em peças esportivas e mais básicas, ideais para uso no dia a dia. Você encontra o bojo separado no sutiã nadador, por exemplo.
13. Bojo amamentação
O bojo amamentação deixa a vida da mamãe mais prática e confortável. Com textura lisa e o formato semelhante ao bojo cortina, se adapta muito bem aos modelos com fecho frontal.
Uma das vantagens desse tipo de bojo é que ele entra na constituição de sutiã de amamentação, facilitando o acesso do bebê ao leite materno em qualquer lugar e em qualquer hora.
Aliás, cada um dos tipos de bojo que você viu aqui podem ser usados de acordo com a sua produção e a ocasião. Por isso, você pode ter mais de um ou dois modelos. Fique à vontade também para experimentar peças que não conhecia antes. Uma renovada no visual faz muito bem para alma e para autoestima, não é mesmo?!
Então, aproveite as dicas que você viu aqui e não perca nossos outros conteúdos sobre lingerie e moda íntima feminina! Que tal descobrir como medir o busto e o quadril para escolher a lingerie certa para você?
Boa leitura e até a próxima!