A escolha do primeiro soutien é um evento importante na vivência de toda garota que está dando os seus primeiros passos em direção à adolescência e à vida adulta.
É uma fase em que ela começa a sofrer mudanças hormonais e no corpo. Os seios começam a aparecer e é a hora de investir em um modelo que garanta proteção, sustentação e confiança para a jovem — e, claro, conforto acima de tudo.
Ter o apoio da mãe ou de uma figura feminina próxima pode ser fundamental nesse processo de escolha do tipo de soutien, para uma melhor adaptação a essa transição. É importante avaliar o material, o modelo e os tamanhos certos para auxiliá-la a tomar essa decisão. Vamos a algumas dicas para fazer isso sem erros:
1. Escolha o modelo de soutien ideal para a idade
Para esse momento, é melhor escolher soutien de modelos tradicionais, sem rendas ou muitos detalhes. Invista no simples, em peças básicas, que ficarão discretas por debaixo das roupas.
Também é importante avaliar a largura das alças e da faixa lateral. As médias a largas podem passar mais segurança, contanto que não sejam apertadas.
Qual é o mais indicado?
Existe todo um segmento no universo de lingeries para essa fase: os soutiens infantis. Eles costumam ter faixas mais largas ou possuírem um formato nadador, parecido com os tops de academia.
Além disso, os soutiens top, triângulo ou cetinete são ótimas opções para a jovem. Eles garantem a sustentação necessária para assegurar comodidade e mobilidade para ela. Aposte nos modelos mais discretos, sem aro e sem bojo — itens que costumam chamar mais atenção para a região.
2. Nem largo, nem apertado: compre no tamanho certo!
Tanto para adultas ou crianças, o tamanho correto do soutien faz toda a diferença na sua experiência com ele. Por isso, nada de comprar peças em número maior para a jovem usar por mais tempo!
Lingeries “sobrando” causam desconforto e podem até mesmo gerar machucados por atrito. Com uma fita, meça a largura do busto e do gancho das alças. Escolha modelos ajustáveis e compatíveis com o crescimento dos seios.
3. Aposte em materiais leves e maleáveis
Algo que não pode ser desconsiderado nesse processo de decisão é optar pelos melhores tecidos para roupa íntima. Eles precisam promover conforto, segurança e ótimo caimento.
Algodão, microfibra e modal, por exemplo, possuem texturas super macias, ótima respirabilidade, ou seja, levam a umidade de dentro para fora, garantindo o bem-estar no uso das peças. Evite os tecidos sintéticos: eles demoram para secar, não permitem a respiração da pele e podem causar alergias.
Prefira soutiens com materiais leves, que deem sustentação, mas que sejam, de preferência, sem bojo ou com espuma protetora removível, mais maleável do que o bojo clássico, possuindo um aspecto quase invisível na roupa.
4. Aros metálicos são necessários?
Os aros metálicos que compõem alguns modelos de soutien servem para dar mais sustentação e firmeza à estrutura. Entretanto, ele pode causar desconforto após uso prolongado e não ter um bom caimento em algumas mulheres com seios pequenos.
Por isso, nesse momento, evite peças aramadas e aposte em materiais reforçados para dar esse suporte necessário. Como já comentamos, os modelos mais simples são os ideais, pois garantem segurança, proteção e comodidade para as jovens.
Qual é o melhor: top ou soutien?
A forma de sustentação da roupa de academia é diferente do soutien, por isso, não é recomendado que ele seja totalmente substituído. Além disso, os materiais da peça íntima são pensados para o uso diário e prolongado, assegurando muito mais aconchego ao corpo.
Os tops costumam ser mais grossos e feitos para atividades mais intensas, regulagem da temperatura corporal e são menos maleáveis. Eles podem ser usados no dia a dia, mas não é ideal que se torne rotineiro, já que cumprem uma função diferente.
Para escolher um meio-termo, opte por modelos de soutien top, que possuem o formato dos esportivos, com a praticidade e a respirabilidade dos de uso diário.
Com quantos anos pode usar soutien?
Assim como a idade da primeira menstruação e o início da adolescência pode variar de menina para menina, o mesmo acontece com a necessidade de usar soutien. A idade média é entre 9 a 12 anos, mas algumas garotas podem começar aos 8 ou apenas aos 14.
O que ditará se ela precisa ou não é se ela sente desconforto com os seios ou brotos mamários. Nessa fase, as mamas ficam sensíveis, podem começar a marcar as camisetas e gerar atrito com os tecidos das roupas.
Acompanhe os indícios da puberdade e esteja aberto a uma comunicação empática, clara e sem julgamentos sobre essa fase que a jovem está passando. Dessa forma, ela se sentirá mais confortável para pedir ou aceitar o seu suporte nessa decisão sobre o uso da peça íntima.
Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas e te ajudado a escolher o primeiro soutien! Continue navegando pelo nosso blog e não deixe de conferir o post com dicas para escolher lingerie. Até a próxima!