A moda sustentável é um movimento que se torna cada vez mais importante a cada dia que passa. Com influências em diversos fatores, como modo de produção, qualidade do material, tecnologia utilizada, preços e durabilidade, essa tendência faz parte do nosso futuro.
Uma das ideias principais da moda sustentável é a redução ou a eliminação dos impactos ambientais na fabricação do produto e no seu descarte. Dessa maneira, essa alternativa busca uma confecção eco e com pouco uso de químicos e degradantes.
Tudo isso é feito em peças cheias de elegância, sofisticação e autenticidade e, claro, sem perder o conforto. Ficou curiosa para saber mais sobre esse tema? Continue a leitura e confira tudo sobre esse movimento que a DelRio também participa!
O que é e a origem da moda sustentável?
A moda sustentável é um movimento que aplica a produção eco e consumo consciente de itens do vestuário, como calças, blusas e roupas íntimas. Assim, um dos efeitos desse tipo de moda é a redução dos impactos ambientais e a conquista de roupas de qualidade com preços justos.
Os principais pontos desse estilo de confecção sustentável incluem:
- Uso de materiais sustentáveis: na fabricação das peças é utilizado materiais eco-friendly, como tecidos orgânicos, tecidos modal, reciclados e biodegradáveis;
- Redução de poluentes: o processo de confecção das vestimentas considera práticas que reduzem os resíduos, como upcycling, reciclagem e durabilidade;
- Conscientização do consumo: garante qualidade e durabilidade para incentivar os consumidores a escolher produtos compatíveis com o meio ambiente.
A origem da moda sustentável
A moda sustentável surge a partir do século XX, com início por volta dos anos 60 e 70. Nesse período, o movimento ambientalista ganhou destaque e começou a gerar influência em muitos lugares. Além disso, a contracultura auxiliou a conscientização sobre os impactos das indústrias no meio ambiente.
Já nos anos 80, as práticas e éticas de segurança interligada com o modo de produção industrial. Chegando nos anos 90, as primeiras marcas ecológicas surgiram, utilizando algodão orgânico. Dessa maneira, o conceito “slow fashion” entrou para contrastar o “fast fashion”.
Ambos os serviços cresceram, tanto a moda sustentável quanto a indústria. Nos dias de hoje, os produtos eco se tornaram mais acessíveis e populares. Isso se deu com o avanço das tecnologias e a capacidade de produzir mais peças de alta qualidade com materiais sustentáveis.
Os benefícios da moda sustentável
A confecção de roupas, como sleepwear, peças íntimas e outras, de maneira eco, realiza uma redução de diferentes poluentes, como: emissão de gases de efeito estufa, desperdício de água, poluição química, quantidades de resíduos e produção de vestimentas não recicláveis.
Esses são alguns pontos melhorados com a moda eco. Além disso, podemos citar também as ideias éticas, ou seja, respeito com os funcionários, compreensão de demandas plausíveis e entregas de qualidade e com bom custo-benefício para os clientes.
Todos esses fatores visam a conquista de roupas resistentes, bonitas e recicláveis para mais pessoas. Dessa maneira, permite que essa indústria seja equilibrada com o meio ambiente, evitando danos no ecossistema.
Quais são os materiais usados na moda sustentável?
A escolha de materiais é fundamental para a moda sustentável, reduzindo o impacto ambiental. Desde a aquisição da matéria-prima até a entrega da roupa, são utilizados princípios de respeito ao meio ambiente. Os principais materiais utilizados nesse método de produção são:
- Algodão orgânico: mantém a saúde do solo e reduz os impactos ambientais, usado em t-shirts e jeans;
- Linho: biodegradável e alta durabilidade, perfeito para vestidos e camisas;
- Cânhamo: planta de rápido crescimento para produção de roupas no geral, forte e durável;
- Poliéster reciclado (rPET): feito a partir de garrafas plásticas recicladas para confecção de roupas esportivas;
- Nylon reciclado: obtido a partir de redes de pescas e minimiza o desperdício nos oceanos, para roupas de banho;
- Piñatex: feitos com fibras de folhas de abacaxi para alcançar um couro alternativo e sustentável;
- EcoVero: variante da viscose com menor emissão de CO₂ e consumo de água para fazer blusas e vestidos.
Vale lembrar que há muitos outros materiais versáteis e sustentáveis encontrados para a fabricação de roupas. Assim, confeccionar roupas eco pode ser algo viável para muitas empresas e fábricas.
DelRio e a moda sustentável: conheça as nossas tecnologias eco!
A DelRio participa e segue alguns pontos da moda sustentável, valorizando uma produção de vestimentas de alta qualidade, cheias de conforto e boa durabilidade. Tudo isso em um processo que respeita a natureza e vive em conjunto com o meio ambiente.
Dessa maneira, utilizamos água captada da chuva durante o processo de confecção das roupas e reutilizamos mais ou menos 75% dessa água no processo interno. Além disso, 25% não utilizados são enviados para o centro de tratamento de água do Distrito Industrial.
A reciclagem também está presente em nosso sistema, contamos com 30 toneladas por mês de aparas encaminhadas para áreas carentes para reutilização. Por fim, trabalhamos com tinturarias que geram vapor, esse calor é gerado pensando em reduzir a poluição, ou seja, utilizamos cascas de castanhas por conta de estudos feitos na Universidade Federal do Ceará.
Assim, nossas produções buscam entregar produtos incríveis confeccionados respeitando a sustentabilidade. Continue no nosso blog e descubra muitas outras tendências e novidades das roupas. Aqui você encontra conteúdos para esclarecer os tipos de peitos até modelos de lingeries.