Muita gente não sabe, mas a lingerie vintage nunca sai de moda. É possível que você tenha peças íntimas nesse estilo e não saiba, já que, no decorrer dos anos, elas têm passado por releituras e modificações.
Então, a lingerie retrô pode ter sido inventada há décadas ou séculos, hoje mistura o que era moda no passado às tendências mais contemporâneas e modernas.
Neste conteúdo, você vai descobrir quais são essas peças e o motivo pelo qual elas têm caído cada vez mais no gosto de mulheres brasileiras de todas as idades. Vamos juntas!
Por que a lingerie vintage é tendência?
O Brasil sempre foi um país conhecido pelas suas peças íntimas cavadas, com pouco tecido e detalhes charmosos. Os biquínis brasileiros também acompanharam essa tendência, ficando famosos no mundo todo.
Entretanto, a preferência por peças íntimas que privilegiam a estética em detrimento do conforto vem sendo colocada em xeque. Além disso, o desenvolvimento da indústria da moda mostra que é possível ter lingerie sensuais, com padronagens maiores sem abrir mão do conforto.
O resultado: a lingerie sensual fica guardada para ocasiões especiais, enquanto no dia a dia a preferência é por itens mais confortáveis e que nos deixam mais livres para realizar nossas atividades.
6 peças para entrar na moda da lingerie vintage
Além de ser mais confortável e estar cada vez mais bonita, a lingerie vintage também é inclusiva, se adaptando muito bem a todos os tipos de corpo. Sem contar que fazem qualquer mulher se sentir bonita e valorizada.
Confira agora seis dicas de peças da moda lingerie vintage para deixar o guarda-roupas completo e você preparada para qualquer ocasião.
1. Sutiã clássico sem bojo
O sutiã sem bojo foi uma das primeiras peças íntimas criadas, tendo o corte triangular como sua principal marca.
Esse tipo de sutiã é geralmente confeccionado em cetim, algodão ou renda, favorecendo mulheres com seios menores. Com certeza uma opção que deve estar no seu radar.
2. Calcinha de cintura alta
A calcinha de cintura alta modelo hot pants ganhou o estrelato na década de 1960. Além do cós mais alto, apresenta lateral larga, dando uma pegada mais pin up para seu visual. Há algo mais retrô do que isso?
É um estilo de calcinha democrático que se encaixa em todos os tamanhos de quadril. Os modelos rendados são mais delicados e deixam a confiança lá em cima. A pin up lingerie é muito confortável e perfeita para quem quer dar uma repaginada na vida.
3. Bodies
Os bodies de lingerie são peças românticas, elegantes e muito sensuais. Eles valorizam o corpo da mulher, podendo até ser usadas socialmente.
Eles estouraram a boca do balão na década de 1980, de início ganhando os looks de academia e ginástica. Hoje em dia, eles se diversificaram muito, incorporando visuais para muitas ocasiões.
Uma peça que combina com calça jeans, saia e shorts, muitas vezes figurando como protagonista na produção, numa clara referência à atual moda outwear.
Independente do formato do seu corpo, eles valorizam a silhueta, e mesmo sendo apertadinhos não perdem nada em conforto. Legal, né?
4. Modelos de sutiã meia taça
O sutiã meia taça foi inventado por um engenheiro de aviação, em 1945. Acredita? Ele cobre metade do seio, valorizando o busto e apresentando ótima sustentação.
É outra peça que funciona muito bem na linguagem outwear, ficando à mostra em composições com blazer e roupas com decotes mais generosos e profundos.
Para um visual mais vintage, invista em lingerie com alças finas e sem bojo.
5. Corset
O corset também é uma peça que alonga e modela a silhueta, e integra muito bem composições onde fica aparente.
Ele foi criado na idade média, com a função de corrigir a postura e dar suporte ao abdome, delineando a cintura e dando forma para ela. Tradicionalmente, o corset é uma peça bastante robusta, pegando toda a cintura da mulher.
As peças mais atuais, entretanto, são mais soltas, com poucos pontos de amarração, deixando de ser uma peça que vai por baixo para protagonizar o look. Seu look romântico com corset e vestido tem tudo para ser um arraso!
6. Sutiã Corselet
Você já deve ter visto o sutiã corselet em algum filme ou série de época. Eles foram inventados em uma versão bastante alongada, indo até mais abaixo dos seios.
Porém, as versões atuais passaram por adaptações, principalmente no tamanho, ficando um pouco menor. O sutiã corselet modela e valoriza a cintura, também destaca o busto.
Os modelos com alça mais fina são ótimos para os dias mais quentes. As peças com transparências – confeccionadas em tule – contribuem também com o conforto térmico e empoderam qualquer produção.
Você já deve ter percebido que a lingerie vintage é elegante, confortável e não perde nada em sensualidade para os demais modelos de moda íntima. As lingeries retrô são versáteis e combinam exatamente com seu estilo. Aproveite e apaixone-se por cada versão!
Que tal nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as próximas dicas e tendências sobre o universo das lingeries? Te esperamos por lá.
Até a próxima!