Dia Internacional da Mulher: entenda a origem da data com a DelRio

Muito além de uma data de celebração, o Dia Internacional da Mulher é um momento de reflexão sobre a história de conquistas, revoluções e inovações lideradas por mulheres em todo o mundo.

É em 8 de março, também, que a gente avalia o trabalho que realizamos até aqui e nos juntamos para construir um futuro ainda melhor para as novas gerações de meninas e mulheres brasileiras.

Usamos este dia-manifesto para ampliar as reivindicações sobre equidade e discutir sobre as violências de gênero. Aproveitamos o espaço para reforçar o posicionamento da DelRio como uma marca de roupas íntimas que prioriza o conforto, qualidade e promove o empoderamento feminino com nossas peças.

Somos referência em lingeries feitas por mulheres para atender às demandas de mulheres que procuram roupas que as permitem ser e conquistar o que desejam.

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, devido a uma série de acontecimentos que ocorreram no século XIX e XX. Inseridas no mercado de trabalho com jornadas excessivas e baixa remuneração, diversas reivindicações por igualdade salarial, dignidade e direitos das mulheres eclodiram em todo o mundo.

Apesar da data ser historicamente associada à tragédia de 1911, em que cerca de 124 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas em um incêndio, a escolha pelo dia 8 de março se deu a uma série de episódios. A DelRio destaca três marcos históricos que movimentaram a luta das mulheres e foram decisivos para a criação da data:

  • 15 mil mulheres vão às ruas de Nova York (1909): trabalhadoras protestam contra as situações insalubres de trabalho, exigindo melhores condições trabalhistas;15 mil mulheres vão às ruas de Nova York (1909)
  • Jornalista Clara Zetkin sugere a criação de um dia das mulheres (1910): durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a alemã propôs uma data anual para refletir sobre os avanços e movimentos feministas;Jornalista Clara Zetkin
  • Marcha “Paz e Pão” contra a guerra (1917): em 8 de março, 90 mil mulheres russas tomaram as ruas para reivindicar pães para os filhos e o retorno dos homens da guerra.Marcha “Paz e Pão” contra a guerra (1917)

As manifestações serviram como estopim para greves, protestos por melhores condições de trabalho para mulheres e crianças, além de reivindicações pelo acesso à educação e direitos político-civis.

Do abandono das saias ao uso de soutiens na luta pela liberdade

Tendo a sua raiz nas reivindicações políticas, as manifestações do Dia da Mulher e dos movimentos feministas passaram a questionar, também, as imposições sociais e estéticas aplicadas às mulheres.

Elas identificavam, por meio de suas lutas por igualdade salarial e, posteriormente, de gênero, que eram socialmente tratadas como um segundo sexo, submissa e à mercê da visão masculina sobre si. A substituição das saias e vestidos por calças, que se tornou popular a partir das sufragistas, foi um marco na autonomia e liberdade feminina.

Com roupas confortáveis, que facilitam a mobilidade, elas podiam realizar qualquer atividade de forma mais prática e ágil. Assim, elas reivindicavam um lugar de igualdade em relação aos seus pares masculinos, incluindo a independência proporcionada pelas vestimentas.

O mesmo ocorreu com o abandono do espartilho e o emblemático protesto contra soutiens e outros itens ditos “femininos” que impunham uma pressão estética às mulheres da época.

Vale lembrar que nenhuma lingerie foi realmente queimada naquele movimento. Foi uma ação simbólica contra tudo o que representava a “prisão” aos ideais de delicadeza, fragilidade e impotência da classe.

Àquela época, as roupas íntimas e outras peças direcionadas a esse público eram desconfortáveis, destinadas à busca de um corpo perfeito, sem falhas, com curvas e cintura fina. Ainda hoje, há muito trabalho a ser feito, mas foi à luz desses episódios de revolução que surgiram grandes marcas, como a DelRio, que preza pelo conforto e valorização da liberdade feminina.

A força feminina que move a Moda DelRio

Em meio às mudanças que ocorriam também no Brasil, a DelRio surgiu da admiração à mulher brasileira trabalhadora. Partindo do sonho de proporcionar mais conforto e qualidade ao público feminino, a marca busca contribuir com a sua autoestima e empoderamento.

A fabricante está à frente do seu tempo e sempre teve como ideal mulheres que são donas de si, de sua história e de suas escolhas. Nossa inspiração é a mulher e tudo o que a representa: força, beleza e poder.

Desde a sua fundação, a DelRio é formada por mulheres: surgiu da inspiração do trabalho de Dona Tereza, mãe de Seu Carlos, costureira de soutiens de uma pequena cidade no interior do Ceará. Após mais de meio século de história, 92% do quadro de funcionários é composto por mulheres nos mais diversos setores e níveis de hierarquia.

A força feminina que move a Moda DelRio

Aqui na DelRio, as roupas íntimas femininas são pensadas, desenvolvidas, confeccionadas, fornecidas e revendidas por mulheres para mulheres. Priorizando o conforto, bem-estar, empoderamento e a aplicação de materiais e processos sustentáveis, com as nossas lingeries você tem ainda mais autonomia para conquistar o que quiser.

Para este 8 de março, desejamos que você possa continuar alcançando os seus objetivos e chegando a lugares cada vez mais altos com peças leves que valorizam o que você tem de melhor. E nós da DelRio continuaremos trabalhando para impulsionar os seus voos e contribuir para a luta das mulheres.

Até o próximo post!

Avalie este post
DelRio

Autor: DelRio

DelRio: a sua referência quando o assunto é moda íntima!Mais de meio século! Esse é o tempo que a DelRio está no mercado aprimorando seus produtos e se adequando às necessidades de seus clientes. Nosso comprometimento em entregar o melhor nos levou a desenvolver peças com tecnologia especial de respiração e alta durabilidade, perfeitas para o dia a dia.Não é por acaso que somos a maior fornecedora de lingeries para grandes redes de varejo do Brasil! Com mais de 3 milhões de peças produzidas por mês, com roupas íntimas femininas sendo a maioria, buscamos a autonomia feminina por meio de nossas peças.De mulher para mulher — a força feminina presente em todos os setoresA DelRio está comprometida em incorporar o seu propósito e ser a mudança que almeja para o mundo. A essência da empresa reside não apenas na valorização da feminilidade expressa em suas peças, mas também na promoção do empoderamento feminino em diversos aspectos.O quadro de colaboradores da DelRio é composto por 92% de mulheres. Inclusive, a diretoria da empresa também possui maioria feminina. De mulher para mulher: pode contar conosco na luta pela equidade de gênero!Blog DelRio: informações úteis e confiáveis sobre o universo da moda íntimaO blog representa uma das iniciativas da DelRio para aprimorar sua comunicação e enriquecer a experiência junto aos nossos clientes. Nosso objetivo é estabelecer canais de diálogo cada vez mais abertos com a parte mais essencial de nosso universo.Desde dicas sobre lingeries até tendências com roupas íntimas, por aqui, você encontrará informações confiáveis e que visam facilitar o uso dessas peças tão necessárias. Afinal, trabalhamos com um tipo de produto singular e delicado, que exige habilidades específicas que outros segmentos não possuem.Com uma expertise inigualável, nos destacamos como uma autoridade no universo das lingeries, proporcionando cuidado excepcional no uso dessas peças íntimas. Além de ser referência em moda íntima e sleepwear, a marca expandiu seus horizontes para incluir também o segmento de moda fitness, consolidando-se como líder em estilo e funcionalidade.Acompanhe-nos também nas redes sociais e fique por dentro de tudo que ainda vamos trazer a respeito desse universo à parte que é a moda íntima!

Deixe um comentário