As cuecas são roupas que também precisam de cuidados para não perderem a qualidade com o tempo. Higienizar as peças íntimas da maneira correta, saber como dobrar as cuecas e mantê-las sempre bem armazenadas é fundamental para continuarem com a qualidade esperada.
A atividade de lavar essas roupas é super cotidiana, usando principalmente a máquina por conta da rotina corrida. Mas é preciso se atentar, pois algumas peças sofrem mais com esse tipo de lavagem. Por isso, fique de olho nas características do modelo e tecido de sua cueca ou roupa íntima.
Então, vem com a gente e aprenda com um passo a passo super prático e fácil de como lavar cueca e alguns truques para preservar e garantir uma limpeza incrível. Continue a leitura!
1.º Comece analisando as informações da etiqueta
Antes de colocar de molho, usar um produto ou qualquer outro procedimento, é preciso começar dando uma olhada nas informações da etiqueta. Lá, você descobre sugestões do próprio fabricante de métodos e produtos para garantir uma boa lavagem.
Além de ser possível verificar se há alguma contraindicação específica, como: temperatura da água, produtos a se evitar, uso de máquina, informações de como secar e mais! Dessa maneira, você fica ciente de pontos a se evitar ao máximo ditos pelo próprio fabricante da peça.
2.º Evite erros comuns
Há alguns erros comuns praticados constantemente, sendo a maioria desses deslizes cometidos na lavagem na máquina de lavar, dependendo também do tecido da peça que será lavada. Os principais a se evitar são:
- Não lavar a cueca com roupas pesadas;
- Evitar alvejantes com cloro;
- Não deixar a cueca em lugares úmidos;
- Use amaciante moderadamente;
- Evitar água muito quente em cuecas de algodão.
Com esses detalhes, você já consegue preservar a sua peça íntima por muito mais tempo!
3.º Utilize os produtos adequados para lavar a cueca
O mais recomendado é usar sabão líquido e amaciante em pequenas quantidades na hora lavar suas cuecas. Esses produtos precisam ser bem enxaguados para não deixarem resíduos que causam reações e alergias na pele.
O sabão em pó também pode ser utilizado, porém, é preciso de uma boa diluição e enxágue. Assim, se for usar esse produto, não o jogue diretamente na peça, para não manchar e não deixar partículas grudadas no tecido.
Outra dica é colocar um pouco de vinagre em um balde de água e deixar as roupas íntimas de molho por 30 minutos. A quantidade média é de 5 a 6 colheres de sopa de vinagre para 1 balde de água. Esse processo faz com que se elimine bactérias e facilita a higienização das peças.
4.º Lave a cueca na temperatura certa
Usar água quente ou fervendo em roupas danifica os tecidos. Esse processo de escaldar ou deixar as cuecas de molho em água quente faz elas abrirem suas fibras, gerando desgaste e perda de elasticidade da peça.
Então, opte pela temperatura ambiente e foque nos produtos corretos para alcançar o resultado desejado. Também é válido verificar as informações da etiqueta sobre a temperatura, assim, você confere com certeza se esse método deve ser evitado!
5.º Seque em ambientes arejados
Após lavar a sua peça íntima, a secagem é um dos momentos mais importantes. Não deixe as cuecas muito tempo na máquina depois da sua higienização e evite ao máximo estender em lugares úmidos, como os banheiros, pois a umidade e calor faz com que a proliferação de bactérias ou fungos seja possível.
Vale lembrar que secadoras usam de calor e força centrífuga e também danificam a fibra do tecido. O mais recomendado é colocar as cuecas em um lugar arejado, com bastante vento e, de preferência, sem muita umidade. Assim, a sua cueca mantém a qualidade e não se torna vulnerável a micro-organismos.
6.º Não esqueça de considerar o tecido e a modelagem
Os tipos de cueca também interferem na hora de lavar. Modelos esportivos têm maior respirabilidade, secam mais rapidamente e, normalmente, contam com mais elastano em sua composição. Ou seja, o ideal é não usar altas temperaturas e evitar ao máximo deixar em lugares úmidos e quentes.
Já os modelos estilo slip ou tanga precisam de atenção para não enrolar e ficar com resíduos de produtos presos. Por isso, sempre as estenda corretamente, não deixando emboladas.
Quais as diferenças de lavar a cueca na mão e na máquina?
Há diferenças entre lavar a cueca na mão e na máquina, como detalhes a se atentar e cuidados na hora de estender ou separar as roupas que serão lavadas juntos.
Lavar cueca na mão
A limpeza manual é a forma mais delicada e permite que você tenha mais cuidado com a peça, ideal para as cuecas mais sensíveis ou de tecidos delicados. Para deixar esse processo mais fácil, é recomendado deixar de molho 30 minutinhos antes. Uma vantagem é que não terá atritos com outras peças, assim, não passa por possíveis danos e desgastes.
Lavar cueca na máquina
A maioria das máquinas de hoje em dia tem a opção de roupas delicadas, isso ajuda muito nessa hora de higienizar as roupas íntimas. Mas é importante ressaltar que não é recomendado misturar as cuecas com roupas mais resistentes, como calças jeans ou camisetas.
Também, se atente na hora que for finalizado o processo da máquina e não deixe as roupas dentro dela por muito tempo. Seguindo essas dicas, você conseguirá uma cueca cheirosa mantendo a sua durabilidade e qualidade.
Gostou do nosso conteúdo? Agora que você sabe como lavar as cuecas, que tal ver quais são os melhores tecidos para academia? Continue navegando em nosso blog e aprenda mais sobre roupas íntimas, esportivas e mais!
Até a próxima!