Você sabia que dormir sem calcinha pode fazer bem para a sua saúde íntima? É isso mesmo que você leu, esse hábito que pode parecer meio incomum e até mesmo estranho para algumas mulheres, pode ajudar a ventilar a região e diminuir os corrimentos.
Apesar de ser um ato benéfico para a saúde feminina, muitas mulheres ainda não sabem das vantagens de dormir sem calcinha.
Isso é o que mostra uma pesquisa feita pela Conecta (empresa do grupo Ibope), encomendada pelo laboratório Sanofi-Aventis, na qual 42% das mulheres entrevistadas disseram nunca tirar a calcinha na hora de dormir.
Esses dados mostram que é preciso avançar muito na conscientização e, por isso, preparamos um conteúdo para te mostrar os principais benefícios de adotar esse hábito!
Já vimos aqui no blog para que serve a parte aberta da calcinha e agora é o momento de descobrirmos outras curiosidades sobre essa peça tão importante em nosso guarda-roupa.
Continue a leitura e confira!
Dormir sem calcinha é saudável?
Dormir sem a calcinha é muito benéfico para a saúde íntima feminina, afinal, durante boa parte do dia usamos essa peça e isso pode deixar a região bem abafada.
E isso é um grande problema, pois esse é o cenário perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, causando diversos tipos de doenças como a candidíase.
Então, ficar sem a peça durante a noite ajuda a arejar a área, evitando esses transtornos e deixando você bem à vontade. Mas as vantagens não acabam por aí. Continue rolando a página e confira os outros benefícios de dormir sem calcinha!
1. Diminuição do corrimento vaginal
Calcinhas que deixam a região vaginal muito abafada podem contribuir para um desequilíbrio do pH da área, ainda mais aqueles modelos feitos com tecidos sintéticos. O pH desequilibrado é uma das principais causas de corrimento, além das infecções causadas por fungos.
Por isso, ficar sem a peça pelo período da noite pode ajudar a manter o equilíbrio da região, contribuindo para a diminuição de corrimentos e doenças decorrentes de problemas na flora vaginal.
2. Prevenção da candidíase
Indo na linha do tópico anterior, um pH vaginal desregulado pode criar o ambiente perfeito para a proliferação de fungos, inclusive o causador da candidíase.
Como dissemos antes, isso acontece por conta da parte da genital ficar abafada durante o dia devido ao uso da calcinha, prejudicando a ventilação da área.
Esse cenário deixa o local com uma maior temperatura e umidade elevada, levando ao surgimento de problemas como esses.
Quando você não tira a calcinha nem pelo período da noite, a sua vulva fica nesse ambiente abafado por mais tempo ainda, aumentando as chances da doença aparecer.
3. Noite de sono mais confortável
Dormir sem a calcinha também pode ser muito mais confortável, principalmente nos dias quentes. Afinal, a região genital fica mais fresquinha e você não sente desconfortos com peças apertadas durante a noite.
Dessa forma, você tem muita liberdade de movimento e fica muito mais à vontade. Isso também ajuda a diminuir a quantidade de suor, já que agora há mais ventilação, proporcionando maior conforto.
Existem outros benefícios também como:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Aumenta a ventilação;
- Diminui o excesso do suor;
- Ajuda a melhorar a vida sexual.
O que fazer se não gosto de ficar sem calcinha?
Apesar dos inúmeros benefícios, algumas mulheres podem não se sentir confortáveis em dormir sem calcinha e não há problema nisso. Para quem não abre mão dessa peça de roupa, vale a pena apostar nos modelos feitos com fibras naturais, como o algodão ou a poliamida.
Na hora de escolher o seu tipo de calcinha preferido é importante ficar atenta para as suas características, observando se o modelo é respirável e absorve bem os líquidos. Essas propriedades garantem não somente o seu conforto, como também ajudam na manutenção da saúde íntima.
Procure usar modelos que não fiquem tão apertados, deixando a vulva bem ventilada. Assim, você já consegue diminuir as chances de proliferação dos fungos.
Outra coisa importante é utilizar pijamas soltinhos e largos para dormir, afinal, não adianta escolher a calcinha certa se o pijama é apertado e justo. Itens como as camisolas, calças e shorts são uma ótima escolha para você ter uma noite de sono confortável e ainda deixar sua região genital bem arejada.
Dicas de cuidados com a saúde íntima
Para manter a sua saúde íntima sempre em dia, nada melhor do que conferir algumas dicas de cuidados, não é? Afinal, não são somente as peças de roupas que você utiliza que vão te prevenir do aparecimento de doenças e outros problemas.
Confira a seguir algumas dicas práticas para usar no seu dia a dia!
1. Mantenha a região externa vaginal sempre limpa
É muito importante manter essa parte do seu corpo sempre bem cuidada, lavando com sabonete neutro e água diariamente. Essa dica vai te ajudar a ficar livre de muitos problemas, proporcionando mais bem-estar e conforto para a sua rotina.
Recomendamos usar sabonetes íntimos, eles possuem fórmulas desenvolvidas especialmente para o uso nas regiões das genitais.
2. Deixe suas peças íntimas bem limpas e secas
Outro cuidado que deve ser frequente é com a limpeza das suas roupas. Lave bem as suas calcinhas e deixe elas secarem pelo tempo necessário, pois utilizar uma peça que ainda está úmida pode causar uma proliferação de fungos indesejada.
Inclusive, temos um post para te ensinar a como matar bactérias das roupas íntimas! Confira em nosso blog e deixe suas peças limpinhas!
3. Evite usar produtos perfumados na região dos genitais
Usar produtos como desodorantes íntimos, absorventes, papel higiênico e sabonetes perfumados pode causar alergias nessas regiões.
Isso acontece, pois o perfume contém ingredientes que irritam a pele sensível da vulva, além de poder alterar o pH da área. Por isso, evite o uso desse tipo de item para garantir a sua saúde íntima.
Quer aprender ainda mais sobre a sua saúde íntima? Então continue navegando em nosso blog e confira mais conteúdos incríveis como esse!